Educação Permanente

O vertiginoso desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos anos tem induzido a profundas reflexões sobre o impacto da tecnologia sobre as novas formas de organização da produção e sobre as relações humanas.

As fronteiras do conhecimento têm sido expandidas, questionando verdades, derrubando mitos, construindo novos paradigmas, ultrapassando os limites dos espaços geográficos e sociais, e gerando uma multiplicidade de informações de difícil assimilação pelo ser humano.

Vivemos num mundo que se transforma, que nos transforma e que é transformado por nós.

O resultado mais visível desse processo de transformação tem sido a rápida obsolescência do conhecimento, obrigando as pessoas a se atualizarem continuamente. Essa necessidade de educação permanente consolida a idéia de que o ser humano precisa ser um eterno aprendiz.

O ambiente corporativo atual requer não mais o trabalhador robotizado, que consiga executar uma seqüência de operações mecânicas, privilegiando atividades sensório-concretas, mas sim o trabalhador que possa executar atividades de abstração, com capacidade analítica que suporte linguagens diversificadas.

Mais do que aprender a fazer, o ser humano de nossos dias deve ser formado para aprender a aprender. E esse aprendizado precisa realizar-se de maneira coletiva, com uma visão ampla e não fragmentada dos processos organizacionais.

A cooperação, a participação, a responsabilidade, a capacidade decisória e de intervenção são atributos a serem assimilados e praticados por este novo tipo de profissional, um novo trabalhador, com uma boa formação geral, com capacidade para perceber fenômenos em processo, formular análises e propor soluções, com maior autonomia e senso de responsabilidade organizacional.

Nesta lógica, na nova Sociedade do Conhecimento, os ambientes de trabalho necessitam transformar-se em ambientes de aprendizagem permanente. Nesse contexto o Academos pode contribuir para o crescimento organizacional, auxiliando as corporações a implementar e operar sistemas de educação continuada com base na Internet.

....